sexta-feira, 29 de outubro de 2010

8º ano - Sistema Digestivo

“Uma das definições de digestão no dicionário Houaiss é o conjunto de processos implicados na conversão de alimentos em substâncias adequadas à absorção e à assimilação.

Em outras palavras, ocorre no processo de digestão – entre outras coisas – a transformação do alimento ingerido. A idéia é a seguinte: para que os nutrientes contidos nos alimentos possam se utilizados, precisam primeiro atravessar a membrana plasmática e entrar nas células. Os nutrientes, como todas as substâncias, são formados por pequenas partículas, chamadas de moléculas, em alguns casos, ou de íons, em outros. Partículas pequenas, como as da água, da glicose e dos sais minerais podem penetrar nas célula; as maiores como as do amido ou das proteínas, não conseguem atravessar a membrana plasmática. Assim, uma das funções da digestão é transformar as moléculas grandes em moléculas menores, com a ajuda de substâncias chamadas enzimas digestivas.”

César; Sezar; Ciências - Entendendo a Natureza; ed.Saraiva, 2010 


Vídeos:
1) Etapas da digestão
http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU&p=EC9C366C7666DF61&playnext=1&index=12


2) Experimento com as etapas da digestão
http://www.youtube.com/watch?v=MYeAmM4RcgQ


Curiosidades:

Matéria publicada no site da Ciência Hoje, em 08/04/2010, Sobre artigo publicado na Revista Nature: "Bactérias do intestino de japoneses são «especializadas» para digerir algas"
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41478&op=all

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com